Ar Condicionado Artesanal Ecológico. Simples de Fazer!

Veja como arrefecer o seu apartamento de graça: ar condicionado utiliza garrafas de plástico recicladas – e já é usado em 25.000 lares indianos! Para construir este ar condicionado artesanal ecológico a lista de material é muito reduzida! Apenas com a simples circulação do ar em redor, este aparelho artesanal reduz a temperatura do espaço onde está instalado, ao mesmo tempo que não produz qualquer tipo de resíduos.







Experimente soprar para a sua mão de duas maneiras: com a boca em forma de “O” muito fechado e com a boa aberta. Sentiu diferença? Quando passa por uma saída estreita o ar arrefece. Com base neste conceito uma agência criou um ar condicionado artesanal ecológico que gasta zero energia além de reciclar materiais.

Baseado num esquema artesanal muito fácil de construir, o Eco-Cooler trabalha sem eletricidade conseguindo reduzir as temperatura em até 5° celsius.

O sistema consiste em criar painéis com buracos onde se colocam garrafas de plástico cortadas. Ao passar pelo gargalo estreito das garrafas o ar arrefece. Estes painéis são colocados no lugar das janelas permitindo uma circulação de ar pelo interior da casa.

Os materiais de construção do referido ar condicionado artesanal ecológico são todos fáceis de encontrar e recicláveis pelo que esta é uma solução económica e amiga do ambiente.

Aqui ficam as instruções:

– Comece por cortar o cartão com as medidas exactas da janela onde quer pôr o “aparelho”, para ser mais fácil na altura de instalar.

-Pegue numa garrafa, coloque em cima do cartão e desenhe círculos com a mesma circunferência da boca da garrafa e depois corte-os.

– Agora que o cartão está cheio destes buracos é altura de passar para as garrafas. Cada buraco no cartão será preenchido com uma garrafa. Todas devem ter a parte inferior cortada (tire cerca de quatro dedos ao fundo). As tampas também devem ser cortadas, mantendo-se apenas a parte onde a tampa atarraxa.

– Fixe cada uma das garrafas ao cartão, rodando com força, para as manter presas à placa.

– Agora é só instalar na janela pretendida. Não deixe espaços de lado, para a temperatura descer, pois o arrefecimento só acontece quando o ar entra por abertura grande e sai por um buraco menor.

E já está! O ar condicionado artesanal está pronto a ser usado, como já acontece em comunidades carentes na índia e no Bangladesh.

Veja o seguinte vídeo com a explicação detalhada:


You may also like...