10 Sites de Voluntariado Internacional

Tem interesse em fazer voluntariado internacional? Conheça 10 sites de Voluntariado Internacional que procuram voluntários para missões além-fronteiras.



Por voluntariado entende-se o conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas desinteressadamente por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas e privadas.Atenção: Estão excluídas do conceito de voluntariado as atuações que, embora desinteressadas, tenham um carater isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

Existem múltiplas plataformas, na Internet, que apresentam oportunidades de voluntariado internacional. As áreas de atuação são diversas, de modo a satisfazerem a procura de todos os aspirantes a “voluntários do mundo”.

10 sites de voluntariado internacional:



1. Voluntariado nas Nações Unidas

“Os Voluntários Internacionais das Nações Unidas (ONU) promovem a paz e o desenvolvimento em comunidades ao redor do globo, mantendo os ideais e aspirações das ONU”, lê-se no site da Organização das Nações Unidas. Todos os anos existem cerca de 2 000 novas oportunidades de voluntariado internacional. Para se candidatar é necessário, em primeiro lugar, fazer o registo na Global Talent Pool. Os voluntários internacionais da ONU são provenientes de 160 países. É necessário ter, pelo menos, 25 anos (não há idade máxima), formação superior, dois anos de experiência profissional e bons conhecimentos de inglês, espanhol ou francês.

2. Voluntariado Internacional da AMI

A AMI tem igualmente missões que podem durar desde semanas, meses e até anos, para quaisquer profissionais que queiram colocar as suas competências ao serviço de vítimas de catástrofes ou crises.

Sabia que…
A principal missão da AMI é atuar ao nível médico contra o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas de guerra, em qualquer parte do mundo?

3. Cross-Cultural Solutions

É uma ONG que promove projetos de voluntariado há duas décadas. O objetivo é contribuir para os cinco principais objetivos das Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: acabar com a pobreza, acabar com a fome, garantir cuidados de saúde, assegurar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e alcançar a igualdade de género, indica a Cross-Cultural Solutions. Desde 1995, cerca de 35 000 mil estudantes e viajantes já realizaram ações de voluntariado através da Cross-Cultural Solutions. Pode consultar os programas de voluntariado disponíveis aqui. Existem opções para a Costa Rica, Tanzânia, Índia, Guatemala, Peru ou Marrocos, entre outros países.

4. AIESEC – Global Volunteer

O Global Volunteer é uma iniciativa da AIESEC que tem o “objetivo de ativar o potencial de liderança dos jovens ao envolvê-los e mobilizá-los através de projetos multiculturais que visam contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos e pode durar, na maioria dos casos, 4, 6 ou 8 semanas. É preciso fazer um registo no Portal de Oportunidades e preencher o perfil. Depois disso, basta fazer a candidatura às oportunidades desejadas. Pode pesquisar-se oportunidades aqui. Existem projetos de voluntariado no Peru, na Noruega, no Egipto, no Brasil, na Albânia ou no Bahrein, entre outros.

Sabia que…
A AIESEC é “uma plataforma internacional para os jovens explorarem e desenvolverem o seu potencial de liderança”. O objetivo é formar líderes responsáveis e empreendedores.

5. Volunteer Abroad

Este site mostra projetos de voluntariado em diversos países como a a Índia, o Peru, a África do Sul, a Costa Rica, a Tailândia e o Equador. Mais de 27.000 pessoas já participaram neste tipo de programa de voluntariado, que são pagos. Existem por exemplo projectos na área da saúde, conservação da natureza, construção  ou trabalho em orfanatos.  É possível fazer uma pesquisa por área de atuação e região pretendida aqui.

6. Serviço Voluntário Europeu

Estes projetos permitem que jovens se voluntariem em projetos com duração até 12 meses num país que não seja o seu país de residência.
Os projetos do SVE incidem em diferentes áreas como a ambiente, a cultura, o desporto, a juventude, o serviço social,  protecção civil, entre outras.

7. Global Volunteers

“O serviço voluntário internacional pode ser a experiência de uma vida”, afirma a organização sem fins lucrativos. A Global Volunteers disponibiliza programas de voluntariado individuais, para famílias, para estudantes e profissionais. O site da Global Volunteers disponibiliza um mapa onde pode encontrar oportunidades de voluntariado em todo o mundo: China, Costa Rica, Cuba, Equador, Grécia, Índia, Itália, México, Peru, Polónia, Roménia, Tanzânia, Estados Unidos e Vietname. Desde 1984 a Global Volunteers contribui para o desenvolvimento humano e económico de dezenas de países, tem desenvolvido trabalhos de curto prazo em projetos de longo prazo e firmado parcerias sustentadas com comunidades locais.

8. Ecovolunteer.org

O Ecovolunteer.org é uma plataforma que disponibiliza oportunidades de voluntariado internacional que visam a preservação da natureza. Existem projetos de voluntariado na Ásia, Europa, Estados Unidos e África. Também estão disponíveis oportunidades de ecoturismo em parques de caça, centros de proteção animal e projetos de pesquisa.

9. Programa Internacional de Voluntariado WWF

A World Wide Fund For Nature (WWF) nasceu em 1961 e é uma das mais conhecidas ONG ambientalistas do mundo. Destina-se a jovens voluntários com forte consciência ambiental e que queiram “ajudar a salvar o planeta”. Disponibiliza projetos na Ásia, África, América Latina, Pacífico Sul e, mais especificamente, no Butão, Índia, Madagáscar, Paraguai e Senegal. Os projetos visam contribuir para a conservação da diversidade biológica mundial, garantir a sustentabilidade dos recursos naturais renováveis e promover a redução da poluição e do desperdício à escala mundial.

10. Voluntariado na ONU

A Organização das Nações Unidas é conhecida pelo seu trabalho no rápido apoio aos países e comunidades que são afetadas pelas mais diversas catástrofes. Assim sendo, os projetos de voluntariado da ONU estão presentes nos mais diversos países mundiais e nas mais diversas áreas de atuação.

You may also like...