Tudo o Que Precisa de Saber Sobre a Pílula do Dia Seguinte!

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Paulo Fernandes
em Julho 31, 2018

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo somente de emergência, usado apenas quando o método contraceptivo habitual falha ou então é esquecido.

Veja tudo o que precisa de saber sobre a pílula do dia seguinte:

Depois do sexo desprotegido quanto tempo tenho para tomar a pílula?

O nome pílula do dia seguinte é um nome “não muito feliz” porque dá a impressão que tem que esperar até ao dia seguinte para toma-la.  Quanto mais depressa ela for tomada depois da relação sexual melhor.

Se você conseguir tomar a pílula rápidamente, praticamente não corre o risco de engravidar.

Se esperar um pouco mais até o fim do primeiro dia você tem uma proteção de cerca de 95%, no segundo dia já a proteção caí para os 80% a 85%, no terceiro dia já caí para cerca de 50%,  do quarto em diante praticamente não há mais proteção.

Mesmo tomando a pílula do dia seguinte é possível engravidar?

Lógico que é possível, e a probabilidade não é pequena, a pílula do dia seguinte é 15 vezes menos eficaz do que a pílula anticoncepcional que você toma diariamente.

Posso tomar a pílula mais de uma vez por mês?

Não é recomendado a pílula vai perdendo a eficácia à medida que ela é utilizada após usar a pílula do dia seguinte.

Posso continuar a tomar pílula anticoncepcional sem esperar a menstruação?

Os médicos dividem-se um pouco nessa orientação, você deverá fazer o seguinte:

Primeira vez que toma anticoncepcional: o requisito básico para tomar anticoncepcional quando for a primeira vez que está tomando é a inexistência de gravidez. Que pode ser verificada com a vinda da menstruação (por esse motivo a primeira cartela começa no primeiro dia da menstruação) ou fazendo um exame de gravidez.

Outras vezes: a partir da segunda cartela ou injeção deve-se sempre voltar a tomar no dia certo independente da menstruação vir ou não, porque presume-se que não existe uma gravidez mesmo que a menstruação não tenha vindo, porque se tomou o anticoncepcional de forma correta não pode estar grávida.

Cada tipo de pílula tem o número certo de dias de pausa entre as cartelas e cada tipo de injeção deve ser tomada de tempos em tempos (30 dias ou 90 dias).

A pílula funciona como abortivo?

Não normalmente, a pílula impede que você tenha a fecundação do óvulo pelo espermatozóide e quando você tem a fecundação, ela modifica as condições da mucosa do revestimento interno do útero e impede que esse óvulo consiga se aninhar no tecido uterino.

Existe contra-indicação para pílula?

Existe, e a principal delas  são os problemas com sangue, ela aumenta a coagulabilidade do sangue que se torna o sangue mais coagulavel e isso pode fazer com que você tenha obstruções de vasos, tromboses e as mesmas podem ser eventualmente gráves, porque os êmbolos de coágulo pode se desprender e vir parar nos pulmões, causando embulia.

Quais são as mulheres que correm mais riscos?

As obesas, hipertensas, diabéticas, fumadoras, porque o cigarro também provoca o mesmo tipo de problema, e as que tenham doenças mais graves.

A mulher pode ficar estéril tomando a pílula anticoncepcional?

Não tem ligação nenhuma entre perder a fertilidade e usar a pílula.

A pílula anticoncepcional pode causar efeitos colaterais?

Lógico, ela causa,  porque  desarticula o ciclo menstrual da mulher, e aí não sabe mais quando será o período fértil e nem qual vai ser a data da próxima menstruação, ela pode provocar ainda uma dor nos seios, náuseas, vômitos e mal estar geral,  se a mulher vomitar, tem que tomar a pílula novamente.

A pílula do dia seguinte cai como uma “bomba” hormonal em nosso corpo, 1 comprimido equivale a 10 comprimidos de anticoncepcional comum.

Ela é composta de dosagens hormonais muito altas, por isso você se for homem e  tem aquela mentalidade de deixar tudo por conta da mulher… “Tudo bem ela toma pílula do dia seguinte e resolve o problema”  resolve o seu, não o dela!!!

Porque ela vai ter efeitos colaterais com a pílula, e esse não é um método anticoncepcional decente,  é para ser usado numa emergência, tome cuidado com a pílua do dia seguinte!!!

Para terminar, assista o vídeo seguinte e saiba como calcular o período fértil:

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade