A laqueação das trompas, também conhecida por ligadura de trompas, é um processo cirúrgico feito com objetivo contraceptivo, ou seja, que impede que a mulher engravide novamente, ou seja, é uma decisão muito importante que tem as suas vantagens e desvantagens, sendo assim não pode ser tomada de ânimo leve.
Nesse procedimento, as tubas uterinas são obstruídas, cortadas e/ou amarradas, impedindo a descida do óvulo e subida do espermatozoide, tendo como resultado um índice de concepção menor que 1%.
Vantagens de realizar a laqueação:
- Dentre todos os métodos anticoncepcionais vigentes, a laqueadura tubária é aquela que apresenta o menor risco de gravidez;
- Economia relacionada aos possíveis gastos com outros anticoncepcionais;
- Não interfere na libido;
- Não interfere no processo de amamentação;
- Raríssimas complicações para realização cirúrgica desse procedimento;
- Benéfico para mulheres que são portadoras de doenças que oferecem risco à saúde.
Desvantagens da laqueação:
- Não evita a transmissão de DSTs;
- Muitas mulheres se arrependem e o procedimento, em alguns casos, é de difícil reversão;
- Risco de desenvolvimento da síndrome pós laqueadura: alteração do fluxo menstrual e dor na região pélvica (as evidências atuais não comprovam a existência dessa síndrome, porém observamos que algumas pacientes apresentam esse quadro após a realização da laqueadura);
- No Brasil é difícil ter acesso nos serviços públicos, mesmo que seja um procedimento que é coberto pelo SUS.
Espero que o seguinte vídeo possa ajudar mulheres que estão com dúvida nesse assunto, a tomar a decisão correta. Pois existem algumas que fizeram a laqueadura por pressão da sogra, da mãe ou até de amigas, mas que depois se arrependeram profundamente . Essa é uma decisão única e exclusiva do casal e ninguém de fora deveria optar.