1. O violão
2. Tempo
3. Força de vontade
1- Tampo
Corresponde ao corpo do violão. A sonoridade pode variar de acordo com o tamanho, formato, madeira usada na confecção do instrumento.
2- Rastilho
Parte do instrumento que se prende as cordas
3- Cavalete
Serve de suporte para prender o Rastilho na altura correta.
4- Boca
Orifício localizado no corpo do violão por onde o som se propaga.
5- Cordas
Parte fundamental onde são produzidas as notas musicais. O som e formado a partir da casa pressionada no braço do instrumento. Braço é Parte do instrumento onde se localiza as casas e os trastes.
6- Trastes
Dividem o braço do instrumento em casas de maneira à alcançar a altura correta das notas.
7- Casas
Indicam exatamente a localização das Nota musicais.
8- Pestana
Tem a função de servir como apoio para as cordas direcionando-as para as tarrachas.
9- Tarachas
Tem a finalidade de alcançar a afinação correta, afroxando ou apertando as corda, conforme a necessidade.
10- cabeça
Encontrada na parte superior do braço, serve de suporte para o mecanismo das Tarachas.
Uma vez que já temos o violão, a força de vontade, o tempo, e já conhecemos o nosso instrumento, a primeira coisa a fazer agora é AFINÁ-LO! Acredite: Sem afiná-lo você não vai a lugar nenhum. E como fazê-lo? Bem se você puder, compre um afinador,pode ser o mais simples possível como este da foto.
Ao ligar o afinador no botão(on/vermelho) escolha a alternativa (Guitar/Bass) e cada corda com o seu respectivo número e nome deverá ser apertada ou solta de acordo com o que determina o diapasão. Por exemplo, se a corda que você estiver afinando, o “cursor” marcar antes dos 440 (centro) tem de ser apertada. Se o cursor estiver depois dos 440 (centro) deve ser solta. Não importa por qual corda comece a afinar com o diapasão. Apenas siga uma sequência:
1. Primeira corda (mi) a mais fininha
2. Segunda (si)
3. Terceira (sol)
4. Quarta (ré)
5. Quinta (lá)
6. Sexta (MI) a mais grossa.
Ou pode ser ao contrário, da sexta para a primeira. Se não conseguir comprar ou não tiver em sua área onde vive lojas que vendam afinadores, você também pode afinar “de ouvido”. Para isso, terá que afinar corda a corda. A afinação correta do seu violão é parte fundamental para que você possa harmonizar seu instrumento. Com o violão desafinado todas as músicas tocadas parecem estar erradas. Abaixo é apresentado uma explicação simples de como afinar seu violão.
1. Afinando a 5ª corda – LÁ
Para se iniciar a afinação é necessário antes ter algum som como referência. Começamos a afinação diretamente na 5ª corda pois temos fontes comuns de referência para este som. Especificamente desta corda LÁ (5ª corda de baixo para cima) podemos ter como base o som do pulso do telefone que vibra igual a 440hz. Escute o pulso do seu telefone e vá girando a tarracha da corda LÁ até que os dois sons vibrem de maneira harmoniosa, ou seja, não pareçam estar diferentes. Nota: Se você não tiver como ouvir o “tal” som de referência, aperte a “tarracha” da 5ª corda em 4 voltas completas a partir da sua posição normal. Obs: Não ficará com a afinação de um diapasão, porém, é uma base para afinar todo o instrumento.
2. Afinando a 4ª corda – RÉ
Com a 5ª corda afinada podemos até afinar a 4ª corda (RÉ) sem precisar ouvir uma outra fonte de som como referência. Para isto basta tocar a 5ª corda no 5º traste e em seguida tocar a 4ª corda solta. Os dois sons devem ser iguais. Vá girando a tarracha da corda RÉ até que os dois sons se igualem.
3. Afinando a 3ª corda – SOL
O processo aqui é igual ao anterior. O som da 3ª corda (SOL) solta deve ser igual ao da 4ª corda tocada no 5º traste. Vá girando a tarracha da corda SOL até que os dois sons se igualem.
4. Afinando a 2ª corda – SI
A diferença aqui é que a 2ª corda (SI) tocada solta é igual a 3ª corda tocada no 4º traste. Vá girando a tarracha da corda SI até que os dois sons se igualem.
5 . Afinando a 1ª corda – MI (ou “mizinha”)
A 1ª corda (mizinha) tocada solta tem o mesmo som da 2ª corda (SI) tocada no 5º traste. Como nas estapas 1, 2 e 3. Vá girando a tarracha da corda MIZINHA até que os dois sons se igualem.
6 . Afinando a 6ª corda – MI (ou “mizão”)
A 6ª corda (mizão como é conhecida) tocada solta tem o mesmo som da 1ª corda (mizinha) tocada solta porém em oitavas diferentes, ou seja, o som é o mesmo embora um seja mais grave e o outro mais agudo. Vá girando a tarracha da 1ª corda MIZÃO até se igualem ao som da corda mizinha solta.
Notas: Mi Lá Ré Sol Si Mi
Cordas: 6ª 5ª 4ª 3ª 2ª 1ª
Existe um site brasileiro que o ajuda a afinar se tiver alguma dificuldade. Anote o endereço:
Cifra é um sistema de notação musical usado para indicar através de símbolos gráficos ou letras os acordes a serem executados por um instrumento musical (como por exemplo uma guitarra/violão). As cifras são utilizadas principalmente na música popular, acima das letras ou partituras de uma composição musical, indicando o acorde que deve ser tocado em conjunto com a melodia principal ou para acompanhar o canto. Este tipo de notação ou cifragem indica ao executante o acorde que ele deve usar, mas deixa a sua sensibilidade musical responsável pela maneira exata na qual ele executará os acordes. Esta é a forma textual:
CIFRAS NOTAS
A LÁ
B SI
C DÓ
D RÉ
E MI
F FÁ
G SOL
Existem ainda outros símbolos que precisamos conhecer, como por exemplo.
M = menor (exemplo: Gm = Sol menor)
# = sustenido (exemplo: A # = Lá sustenido)
º = bemol (exemplo: Miº = MI bemol)
7 = com sétima (exemplo: C7 = Dó com sétima)
+ = Aumentada (exemplo: A7+ = Lá com sétima aumentada)
Tocando
Uma vez que você está iniciando, não espero logo de “cara” a perfeição! Você nas primeiras vezes, não vair tocar exatamente igual ao cantor! Por isso mesmo, pratique e treine muito.
No caso da mão direita, não usamos o dedo “mindinho” e estas letras querem dizer exatamente os nomes dos dedos utilizados, a saber:
P– Polegar
I– Indicador
M– Médio
A– Anular
No vídeo em baixo terá uma lição de uma muito fácil e boa para quem não sabe tocar nada no violão e quer aprender a tocar rápido, é uma música feita para ser tocada principalmente para quem está começando a aprender de uma forma super facilitada, como tocar passo à passo o grande sucesso de uma música brasileira bem conhecida. Espero que goste!
Aprenda os principais acordes para tocar violão e também mais uma música para o seu repertório.
Nesse vídeo você vai aprender um ritmo com uma contagem diferente e também como tocar mais uma música.
Uma porta que raspa no chão pode ser uma grande dor de cabeça. Este problema…
Curso Profissional de Assistente Administrativo-Financeiro: Oportunidade de Formação para uma Carreira Versátil O Curso Profissional…
Curso Profissional de Auxiliar de Veterinária com Especialização em Tosquias e Grooming: Carreira em Ascensão.…
Curso Profissional de Auxiliar de Saúde: Oportunidade de Carreira na Área da Saúde O Curso…
Muitos trabalhadores questionam-se sobre seus anos de contribuição para a Segurança Social, visando entender seus…
Trocar uma carta de condução estrangeira por uma portuguesa é um processo que requer a…