Em Portugal frieira é um termo usado para descrever uma doença com, sintomas dermatológicos, provocada pela exposição ao frio. No Brasil o termo frieira tem um significado diferente pois descreve uma micose na pele causada por fungos, do tipo “pé de atleta“. Esta clarificação é muito importante pois sendo este um Blog visitado por toda a comunidade de língua Portuguesa de quando em vez os significados da nossa língua materna divergem.Neste artigo queremos que saiba evitar e tratar as frieiras causadas pelo frio e não as micoses.
Neste artigo vamos responder ás seguintes questões:
- O que são frieiras (“do frio”)?
- Como se formam?
- Que zonas do corpo são mais afectadas?
- Quais os sintomas?
- Quanto tempo duram?
- Qual o aspecto da pele afectada?
- Quem são as pessoas mais sensíveis ás frieiras?
- Qual a causa?
- Qual o melhor tratamento?
- Que cremes podem ser aplicados com eficácia?
- Quando deve consultar o médico por causa das frieiras?
- Os cremes com cortisona ajudam ou não?
- Existem produtos naturais eficazes?
O que são frieiras?
São uma doença provocada pela exposição ao frio que atinge, sobretudo, as zonas mais expostas ao ar e humidade, tais como:
Pode também aparecer, embora menos frequentemente, nas seguintes partes do corpo:
- Cotovelos,
- Joelhos,
- Partes inferiores das pernas.
Frieiras: Como se formam?
Quais os sintomas de frieiras?
Manifesta-se por uma inflamação dolorosa da pele que fica branca, fria, insensível, com comichão, inchada e vermelha. Em casos mais graves, podem levar à formação de bolhas e dar origem a feridas.
Mãos com frieiras simples, sem bolhas nem feridas.
Não sendo uma doença grave, é, no entanto, bastante incomodativa provocando algum sofrimento.
Quanto tempo duram?
Esta não é uma respota simples! Normalmente as frieiras duram cerca de uma semaa, mas podem prolongar-se por mais tempo.
Quem é mais sensiveis às frieiras?
As pessoas que sofrem mais de frieiras são as que desenvolvem uma reacção anormal ao frio. Têm dificuldade em manter a temperatura corporal das zonas expostas, por alterações verificadas nos pequenos vasos sanguíneos superficiais que se contraem e apertam excessivamente, não permitindo que o sangue circule, normalmente, até às extremidades e aqueça a pele. Afecta particularmente dois grupos de pessoas:
- Mulheres jovens, sobretudo se já sofrem de Doença de Raynaud;
- Idosos;
- Fumadores, pois o tabaco é extremamente nocivo para a circulação sanguínea.
Qual a causa das frieiras?
Na sua origem parecem intervir factores genéticos, hormonais (as mulheres possuem pior circulação nas extremidades e reagem pior a mudanças de temperatura, devido nomeadamente às alterações menstruais) e problemas circulatórios.
As condições climatéricas tais como o frio e a humidade são factores desencadeantes e agravantes. A doença é mais frequente nos meses de inverno e nas regiões com temperaturas mais baixas e húmidas (a humidade aumenta a condutividade do frio) e em particular nos meios rurais. Aqui, também, relacionada com o tipo de trabalho realizado na agricultura que expõe as pessoas mais frequentemente ao frio.
Qual o melhor tratamento?
O melhor tratamento é a prevenção! Assim deve proteger diariamente a pele das zonas suscetíveis logo nos primeiros dias de frio. Repito a nota importante já referida neste artigo:
"Se não houver um arrefecimento seguido de aquecimento brusco, as frieiras não surgem"
Os cuidados preventivos, que evitam o contacto com diferenças bruscas de temperatura (principalmente passar rapidamente de um ambiente frio para um ambiente quente), são essenciais para evitar o aparecimento das queixas, sendo as medidas mais eficazes as seguintes:
- Casas bem aquecidas;
- Usar roupas adequadas (luvas, calçado apropriado, gorros de lã, etc.) de protecção contra o frio;
- Se tiver tendência para sofrer de frieiras deve proteger-se do frio, cobrindo as zonas afectadas com roupa de preferência de lã;
- Melhoram com o calor pouco intenso e com a massagem suave da zona afectada;
- O exercício físico moderado é útil, pois activa a circulação sanguínea aumentando a temperatura corporal;
- Não deve aquecer directamente as mãos no calorífero a altas temperaturas pois isso provoca uma dilatação exagerada dos vasos sanguineos e posterior edema;
- Evitar lavagens repetidas das mãos por causa da louça e outras actividades domésticas pois originam diferenças de temperatura bruscas e facilitam o aparecimento de frieiras.
Uma boa hidratação da pele ajuda mas por si só não é suficiente para proteger a mesma do aparecimento de frieiras. Assim, os cremes preventivos apenas reforçam a sua função de barreira protetctora, sendo necessários cremes com funções terapeuticas suplementares, como alguns dos que de seguida descrevo.
Existe algum creme à venda na Farmácia para tratar as frieiras?
Sim, existe um creme utilizado com eficácia, desde que não se trate de frieiras graves e feridas complicadas, a saber:
Friax creme:
Trata-se de um creme regenerador, que tem as seguintes propriedades terapeuticas:
- Ação antisséptica,
- Rubefaciente,
- Hidratante,
- Anti-pruriginosa.
Regenera, protege e cuida a pele exposta ao frio e elivia a comichão provocada pelas frieiras. Aplique nas pele 3xdia durante 7 dias.
Existe algum creme para frieiras e pele gretada?
Sim, existe um creme que trata não só as frieiras mas também é adequado se existirem gretas, a saber:
- Innophar Stop Frieiras Creme (clique para comprar)
- Akilhiver® Creme Frieiras (clique para comprar)
Innophar Stop Frieiras:
Stop Frieiras possuí um elevado conteúdo em fitocêuticos e baseia-se nos benefícios terapêuticos do uso tradicional e milenar das plantas. A sua fórmula exclusiva foi desenvolvida com uma elevada quantidade de princípios activos de origem vegetal para garantir esses benefícios.
Princípios activos presentes vs propriedades reconhecidas:
- Ginkgo-Biloba – estimulante da microcirculação da pele.
- Aloé vera – hidratante, anti-inflamatório, regenerador e cicatrizante.
- Escina – melhorara a circulação no tratamento da insuficiência venosa.
- Bisabolol – cicatrizante, anti-irritante e anti-inflamatório.
- Boswellia serrata – propriedades anti-inflamatórias.
- Calendula officinalis – antiedematosa, anti-inflamatória, antioxidante, antisséptica, cicatrizante, calmante, refrescante e reepitelizante.
- Alantoína – humectante, anti-idade e cicatrizante/renovador celular.
- Glicerina – excelente poder hidratante.
- Menthyl Lactate – efeito refrescante, ajuda a diminuir a sensação de ardor e a vermelhidão.
Akilhiver creme:
Akilhiver Creme Frieiras assegura a regeneração cutânea, hidrata, atenua as sensações de desconforto (formigueiro e prurido), reforça a resistência da pele ao frio e a circulação venosa.
Como tratamento aplique através de movimentos circulares sobre as zonas sujeitas a frieiras. Como prevenção aplique diariamente em toda a superfície das mãos e pés, até 3xdia durante 7 dias.
Quando deve consultar o médico?
As frieiras são difíceis de tratar e podem persistir por vários anos. Em geral curam-se por si só, apenas com o recurso às medidas preventivas. No entanto em casos graves podem ter utilidade fármacos com acção vasodilatadora que melhoram a circulação do sanguínea nas extremidades. Também deve solicitar um conselho médico se as frieiras criarem bolhas ou ulcerarem, pois podem necessitar de cuidados especiais.
Os cremes com “cortisona” ajudam?
É errado aplicar cremes com cortisona, pois estes produzem uma vasoconstrição secundária, que vai agravar ainda mais o problema circulatório que é a causa desta doença. Muitas pessoas aplicam estes cremes por causa da eficácia sobre o prurido ou comichão mas os efeitos secundários podem ser bastante graves pois as chamadas “cortisonas” deprimem o sistema imunitário e, no que concerne à pele, aceleram muito o seu envelhecimento degradando, por isso, a capacidade da pele se regenerar e “auto-proteger”!
Os produtos naturais são eficazes?
Existem produtos “naturais” usados nas frieiras, mas sem estudos científicos que comprovem quaisquer benefícios no seu tratamento, pelo que devem ser evitados. Muitos deles, para além de não terem utilidade terapêutica, podem causar ainda mais irritação na pele.
Concluindo
As frieiras são uma doença que afecta imensas mulheres jovens e idosos mais sensiveis ao frio. Não é uma doença grave se for tratada atempadamente. Se tal não acontecer e houver descuido pode evoluir para formas mais graves com formação de bolhas e feridas abertas. Esta situação mais severa pode, principalmente em doentes com o sistema imunitário debilitado, ser uma “porta de entrada” para todo o tipo de vírus, bactérias e fungos que desencadeiam infecções potencialmente graves para o organismo.
Resumindo, não se descuide e se tiver frieiras trate de imediato essa situação, evitando diferenças bruscas de temperatura, protegendo a pele do frio, aquecendo moderadamente a pele e aplicando um creme adequado e hidratante tal como referido neste artigo.
Veja um vídeo com mais informações clicando na seguinte imagem:
Fonte do artrigo: Dr. Manuel Soares, Médico de Clínica Geral e Familiar;
POR FAVOR PARTILHE ESTE ARTIGO E AJUDE IMENSAS PESSOAS COM ESTE PROBLEMA
Deixe um comentário