Já ouviu falar da Kombucha? Esta é a nova bebida da moda e já está a dar muito que falar! Além dos nutricionistas e dos entendidos das áreas da saúde e do bem-estar, são também muitos os consumidores rendidos e que já estão a beneficiar das suas propriedades.
Mas antes de avançarmos e de lhe explicarmos melhor no que consiste, precisamos de lhe falar primeiro sobre os probioticos naturais. Tratam-se, como refere a OMS (a Organização Mundial de Saúde), de micro-organismos vivos que possuem inúmeros benefícios para a nossa saúde, em particular para os sistemas digestivo e imunológico. Confira de seguida alguns dos seus benefícios:
- Controlar a microbiota intestinal (e ajudar na sua recuperação, sobretudo nos casos em que alguém esteve de doente e tenha tido de ser tratado com antibiótico);
- Contribuir para a absorção de micronutrientes importantes para o nosso corpo, particularmente dos minerais e das vitaminas;
- Combater doenças, através dos seus compostos antimicrobianos;
- Estimular o sistema imunológico;
- Actuar em casos de constipação e nos de diarreia;
- Aumentar os níveis de energia;
- Melhorias no bom humor diário;
- Etc.
A verdade é que são muitos alimentos que provavelmente já consome e que fazem parte da sua dieta que contém probioticos. É o caso por exemplo de produtos como o:
- Iogurte natural
- Miso
- Levedura natural
- Kefir
- Picles de pepino
- Leite fermentado
- Kimchi
Além dos alimentos acima listados, tem ainda a Kombucha, que se trata de uma bebida rica em probióticos. Assim sendo, chegou a hora de lhe explicarmos o que é Kombucha, afinal!
O que é a Kombucha?
A Kombucha mais não é do que uma bebida biológica composta de chá verde e Scoby, um pequeno grupo de microrganismos. Assim sendo trata-se de uma bebida 100% natural e que, tomada fresca, consegue também ser muito refrescante e agradável – sobretudo nestes dias de maior calor!
A parte boa é que graças a um dos seus compostos, o probiótico Scoby, permite-lhe melhorar a digestão, ao mesmo tempo que contribui para o bom funcionamento da sua flora intestinal.
Além disso, dá um boost extra de energia ao seu sistema imunitário, contribuindo, assim, para que se sinta mais ativo e cheio de vigor no dia a dia. E, vai ver, até mais bem humorado, como referem muitos dos seus consumidores.
Por último, a Kombucha representa uma alternativa de bebida bem mais saudável (e baixa em calorias), ainda mais quando comparamos com os sumos e refrigerantes carregados de açúcar e hidratos que muitas vezes acabamos por beber no nosso dia a dia, seja durante ou no intervalo das refeições. Ah, e não, a Kombucha não é alcoólica, não tem glúten, nem lactose. É uma bebida 100% vegana. E hoje em dia tem ainda a vantagem de que pode encontrar Kombucha nos mais variados sabores – como limão e gengibre, frutos vermelhos, chá verde e muitos outros.
Entende agora a razão pela qual a Kombucha se está a tornar tão popular, certo? Tem de a experimentar – e quando alguém perguntar, fale-lhe dos seus benefícios e diga-lhe que leu aqui primeiro!
Deixe um comentário